Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 329

Warning: Illegal string offset 'hash' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 330

Warning: Illegal string offset 'css' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Illegal string offset 'js' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 343

Educação – 6 a 10 de abril de 2020

Resumo dos mais importantes assuntos de educação da semana.

  1. COMO ESTUDAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
  2. O IMPACTO DO CORONAVÍRUS NA SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
  3. A ESCOLA PODE COBRAR A MENSALIDADE DURANTE A PANDEMIA?
  4. A DIFÍCIL ARTE DE FAZER PELA PRIMEIRA VEZ, ENTÃO PACIÊNCIA!

1. COMO ESTUDAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

É hora de pensar em como seguir em frente em tempos de pandemia. Sair do presencial para o online requer mais que colocar slides na rede ou filmar-se diante de uma câmera. Afinal, educação não se resume ao simples depósito de informação na cabeça do estudante. Então, o que fazer?

Diversificação

A tecnologia educacional não se resume a plataformas de aulas online. É importante pensar em diversificar as experiências de aprendizagem com jogos, visitas a museus virtuais, simulações, ambientes de programação, arte, filmes e até laboratórios de ciência remotos. Além disso, por que não envolver o aluno na criação das novas aulas para outros alunos ou para seus colegas de classe, criando e disseminando conteúdos digitais como parte de atividades acadêmicas?

Aprender é construir conhecimento

O aprendizado é construído pelo aluno, ou seja, é uma interpretação inteligente e sistemática do que se vê, ouve e experimenta. Em vez de somente assistir a vídeos ou fazer exercícios, eles devem usar o potencial das ferramentas, tanto online quanto offline, para construírem invenções, teorias e explicações. Não é tanto sobre responder certo, mas como você chega até a resposta. Em vez de comemorar quando a criança dá a resposta certa, comemore junto quando ela teve uma ideia nova de como resolver um problema.

“Vá onde o aluno está”, valorizando o que ele já sabe!

Sabemos que o aprendizado é mais eficaz quando é relevante para o aluno e quando é alinhado com sua cultura e comunidade. Porque não pensar em novos tópicos que a escola nunca vai ensinar? Por que não tentar fazer menos “aula”, menos “conteúdo”, e mais projetos, tentando aproximar os temas da realidade e da cultura dos alunos? Lembre-se que muitas crianças estarão em casa com seus familiares, que podem ter conhecimentos e talentos diversos. Envolvê-los, com respeito e cuidado, pode contribuir para um ambiente mais propício à aprendizagem.

Menos é mais

É natural que pensemos em cobrir todo o conteúdo inicialmente pensado para a sala de aula. Entretanto, a máxima do “menos é mais” se aplica aqui: mais vale promover poucas experiências realmente significativas que acelerar as aulas para dar todo o conteúdo. Ninguém vai conseguir reproduzir salas de aula de oito disciplinas em casa. Cobrir o conteúdo não é garantia de aprendizado.

Pense na personalização da aprendizagem

Antes de pensar em questões pedagógicas, é fundamental que escolas e secretarias de educação avaliem se todos os alunos têm acesso a, no mínimo, um computador com internet. Num país de enormes desigualdades como o Brasil, é de se supor que não. Além disso, há que se pensar se todos têm conhecimento e suporte suficiente para usar aparatos digitais. Um sistema online que não é para todos vai apenas aumentar desigualdades.

Cuidado com a privacidade

A repentina busca por educação online pode esconder o risco de violações à privacidade de alunos, familiares e professores. É nesta hora que se devem observar os limites à exposição de crianças e adolescentes em ambientes virtuais e a coleta maliciosa de dados por plataformas de ensino – mesmo de empresas aparentemente bem estabelecidas.

Aprenda

Nunca passamos por um momento como este e erros e tropeços certamente vão acontecer. Por isso, é necessário que cada educador registre tudo o que está acontecendo e reflita sobre o que deu e o que não deu certo. Além disso, compartilhe seu conteúdo, atividade de aula e experiência com outros educadores, familiares e alunos. O momento é de colaborar.

Com todos estes desafios e cuidados, há quem pergunte se vale mesmo a pena oferecer educação à distância durante a crise atual. De fato, nem todas as escolas, universidades e redes de ensino terão condições de treinar educadores, resolver carências infraestruturais e desenvolver programas de qualidade do dia para a noite, atendendo às necessidades dos alunos com equidade.

Portanto, uma opção igualmente válida para as escolas que fecharão suas portas pode ser simplesmente antecipar as férias do meio ano, ou alterar o calendário. É preferível dar tempo e espaço a alunos e suas famílias a colocar na rua um programa aquém do que eles merecem, aumentando as inevitáveis e graves tensões familiares que todos nós atravessaremos.

A crise do Coronavírus não tem precedentes. Fechar escolas e universidades está longe de ser o ideal, mas é a medida correta neste momento. Por mais que a experiência escolar, com todos os seus desafios, seja insubstituível na formação de um indivíduo, o momento pelo qual estamos passando também pode ser de aprendizado para todos nós.

Com planejamento, cuidado e senso de colaboração, será possível mitigar a crise atual e tentar garantir que o desenvolvimento de nossos alunos não seja interrompido completamente. 

E aqui, valem as palavras do nosso educador maior, Paulo Freire:

educação é sobretudo diálogo, é sobretudo como aprender a mudar o mundo. Diante de uma crise desse tamanho, talvez valha a pena uma hora a menos de conteúdo, e uma hora mais de sonhar um mundo melhor.

2. O IMPACTO DO CORONAVÍRUS NA SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS

Aumento da ansiedade e agravamento de insônia, depressão e impulsos autodestrutivos estão sendo notados por serviços de atendimento psicológico durante a pandemia

Um dos cuidados que os pais precisam ter neste período é o de que normalmente adolescentes lidam mal com isolamento social e entendem que perderam a liberdade.

Orientações para cuidar da saúde mental em casa:

Isolado sim, afastado não! — Isolamento significa cortar o contato presencial, mas não é preciso cortar toda a comunicação. Na verdade, é mais importante do que nunca conversar, falar e ouvir, compartilhar histórias e conselhos, e ficar em contato virtual com as pessoas que importam para você.

Faça coisas que te deixe bem — Ter uma dieta saudável, se manter ativo fazendo caminhadas ou se exercitando podem nos ajudar a nos sentir melhor. É importante notar quais são as coisas que ajudam a melhorar sua saúde mental e tentar fazê-las na medida do possível.

Tome cuidado com o excesso de notícias — As atualizações constantes de notícias sobre a covid-19 e as pessoas comentando o assunto nas redes sociais podem ser demais para aguentarmos. É importante ter as informações necessárias para sua segurança, mas tente evitar ficar o dia todo vendo ou lendo sobre isso.

Compartilhe seus sentimentos — Converse com as pessoas que você ama e com seus amigos. Conversar ajuda a tirar um peso das costas e a nos sentirmos um pouco mais positivos se estivermos passando por um momento difícil.

Não fique sedentário — Encontre formas de movimentar seu corpo e mudar seu humor todos os dias. É possível fazer uma caminhada ou correr desde que você evite contato com outras pessoas.

Tenha uma rotina — Isso pode ser tedioso, mas vai ajudar a chegar ao fim do dia. Vá dormir e acorde nos mesmos horários, coma regularmente, tome banho, troque de roupa, saia para tomar um ar, marque vídeo chamadas com colegas e amigos, faça o serviço de casa. Mas também não se coloque muita pressão para fazer tudo: é importante ter tempo para o lazer!

Encontre formas de relaxar e se distrair — Encontre coisas que ajudem a respirar profundamente, colocar as preocupações de lado e recarregar.

3. A ESCOLA PODE COBRAR A MENSALIDADE DURANTE A PANDEMIA?

Pandemia afeta rotina escolar, mas não dá direito de suspender o pagamento das mensalidades.

A paralisação imposta pelo coronavírus alterou a rotina dos estudantes. Das famílias, das escolas: algumas suspenderam as aulas, antecipando as férias, outra estão oferecendo o ensino a distância.

O que mais tenho ouvido falar recentemente são pais perguntando se precisam pagar a e normalmente.

Por se tratar de uma emergência de saúde pública e a recomendação é de isolamento social, portanto fora do controle das escolas, o não pagamento da mensalidade pode levar a multa e ser classificado como inadimplência. Por recomendação do Procon, a solução é negociar.

É evidente que as pessoas estão sendo atingidas em cheio, perdendo emprego, renda e ficando desesperadas, mas para as escolas também é difícil, pois tem os seus custos já previstos ao longo do ano.

Cada situação é única e, portanto, é melhor negociar pessoalmente, porém, em tempos de isolamento social é melhor tomar cuidado. A vida em primeiro lugar.

Algumas escolas já anunciaram desconto ente 15 e 30%.

O que as escolas não podem é submeter a qualquer tipo de constrangimento ou restrição de acesso a atividades os alunos inadimplentes.

O que fazer em tempos de corona vírusMensalidades escolares

Preserve a vida primeiramente;

Veja se a escola do seu filho ou filha já apresentou uma proposta de redução da matrícula;

Algumas escolas suspenderam a cobrança das atividades complementares e reduziram o valor da mensalidade;

Se a escola dos seus filhos não reduziu ou não fez nenhuma comunicação entre em contato;

Esteja ciente de que, como a medida foi tomada por causa de uma emergência de saúde pública, a suspensão ou formas alternativas das aulas não dá o direito à redução de valor das mensalidades.

Por que a cobrança pode ser integral?

  • As mensalidades escolares são um parcelamento definido em um contrato para prestação de serviço anual.
  • Ocorreu uma mudança na legislação brasileira recentemente, que permite o uso de modalidades diferentes de ensino em situações emergenciais como a que estamos passando.
  • As atividades a distância podem ser contadas como conteúdo e dias letivos.
  • Os professores estão se aprendendo a fazer uma aula à distância, como os demais profissionais nesse momento, que também estão aprendendo a trabalhar a distância.
  • A maioria das escolas estão fazendo investimento para produção de conteúdo que será disponibilizado via plataforma de transmissão remota.

Como fica a situação?

  • Escolas ou redes que não fizerem aulas a distância terão que repor, tanto os conteúdos, quanto os dias letivos;
  • Escolas tem a possibilidade de anteciparem as férias dos alunos, modificando seu calendário escolar

O serviço será prestado?

  • Seja online ou presencial o contrato deverá ser seguido. O que ocorreu é que, devido a situação que nos encontramos, as escolas estão impedidas de executar totalmente ou parcialmente os serviços contratados.
  • Não pagar as mensalidades, considera-se quebra de contrato, permitindo o cancelamento dos serviços e eventuais cobrança de multa.
  • Se não for possível finalizar a prestação de serviço nesse ano, o contrato de prestação de serviços deverá ser ajustado.
  • Antes de qualquer atitude mais radical, negocie com a instituição.

Como negociar?

  • Vá pessoalmente à instituição, após o isolamento social preventivo.
  • Tente acordo para parcelar sua dívida e continuar o seu próximo ano letivo

Como fica o ano letivo?

  • A poucos dias o MEC anunciou uma redução dos dias letivos
  • As escolas poderão cumprir o calendário escolar em menos de 200 dias letivos, desde que atinja as 800 horas previstas na lei.

4. A difícil arte de fazer pela primeira vez, então paciência!

Escolas não sabem ensinar pela internet, os professores nunca ensinaram.

O assunto do momento nos grupos de WhatsApp de pais é discutir as atividades online que as escolas têm passado para seus filhos. Ou reclamar delas. Um dos questionamentos comuns é a quantidade, considerada insuficiente, de lição ou o excesso.

Quem tem filho adolescente diz que ele fica entediado com aulas gravadas em vídeos e muitos pedem explicações e correções ao vivo dos professores, usando ferramentas de chat.
Na verdade, há reivindicações de todos os tipos. Pais se sentem inseguros em relação ao que a escola está fazendo nessa onda forçada de educação a distância. É tudo muito novo, para todos.

Em defesa das escolas, é preciso dizer que legalmente o ensino fundamental não presencial só é autorizado no Brasil em casos emergenciais. Mesmo com a óbvia emergência atual, ainda foram necessárias deliberações específicas dos conselhos estaduais de educação para regular esse tipo de atividade agora.
Além da amarra legal, ensino a distância para crianças e adolescentes vai contra a própria essência da escola, em especial para os pequenos: “escola é presença, é coletivo, olho no olho, toque, experiências compartilhadas”.

Portanto, as escolas não sabem ensinar pela internet. Os professores nunca fizeram, não conhecem as ferramentas, não têm ideia de como transformar online aquilo que programaram para fazer em classe. Estão testando enquanto fazem, vendo o que dá certo, aprimorando a cada dia, a cada semana de isolamento – essencial para conter o novo coronavírus. Então, pais, tenham paciência! O mesmo vale para os professores!

 

 

Compartilhe essa página nas redes sociais:

.

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 329

Warning: Illegal string offset 'hash' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 330

Warning: Illegal string offset 'css' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Illegal string offset 'js' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 343

Receba novidades sobre educação no seu e-mail!


Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 329

Warning: Illegal string offset 'hash' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 330

Warning: Illegal string offset 'css' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Illegal string offset 'js' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 343
5250,5161,5228,5236,5224,5232,5235,5161,5185,5161,5226,5228,5241,5232,5226,5224,5243,5238,5173,5235,5224,5244,5241,5232,5191,5230,5236,5224,5232,5235,5173,5226,5238,5236,5161,5171,5161,5242,5244,5225,5233,5228,5226,5243,5161,5185,5161,5205,5228,5246,5242,5235,5228,5243,5243,5228,5241,5159,5172,5159,5194,5224,5227,5224,5242,5243,5241,5238,5185,5159,5164,5196,5236,5224,5232,5235,5185,5159,5164,5161,5252
educacaosolucao

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 329

Warning: Illegal string offset 'hash' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 330

Warning: Illegal string offset 'css' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Illegal string offset 'js' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 343
.