Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 329

Warning: Illegal string offset 'hash' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 330

Warning: Illegal string offset 'css' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Illegal string offset 'js' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 343

Como reorganizar os calendários escolares e realizar atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19

Principais destaques do texto. Texto na íntegra no final do artigo.

(…)

2.6 Sobre a educação infantil


Entre as diversas consultas encaminhadas a este CNE sobre a reorganização do calendário escolar, encontram-se diversas solicitações para que este egrégio Conselho se manifeste sobre as condições de atendimento da educação infantil, em razão da carga horária mínima obrigatória prevista na LDB e de não haver previsão legal nem normativa para oferta de educação a distância, mesmo em situação de emergência.

Deve-se considerar que, para cumprir a carga horária mínima anual prevista na LDB, a simples reposição de carga horária na forma presencial ao final do período de emergência poderá esbarrar na indisponibilidade de espaço físico necessário e da carência de profissionais da educação para uma eventual ampliação da jornada escolar diária.

Desta forma, para reduzir as eventuais perdas para as crianças, sugere-se permitir a realização de atividades pedagógicas não presenciais enquanto durar o período de emergência, garantindo, assim, atendimento essencial às crianças e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais, e prorrogar o atendimento ao fim do período de
emergência acompanhando o mesmo fluxo das aulas da rede de ensino como um todo.
Para realização de atividades pedagógicas não presenciais, sugere-se que as instituições de educação infantil possam elaborar orientações/sugestões aos pais ou responsáveis sobre atividades que possam ser realizadas com seus filhos durante o período de isolamento social.

Deve-se, ainda, admitir a possibilidade de tornar o contato com os pais, tutores e responsáveis pelas atividades, mais efetivo com o uso de internet, celular ou mesmo de orientações de acesso síncrono ou assíncrono. A escola, por sua vez, deverá definir a oferta do instrumento de resposta e feedback. Essa possibilidade se configura possível mesmo para a rede pública em todos ou determinados municípios ou localidades.

Outra alternativa é o envio para as famílias ou responsáveis por correios ou entrega de material de suporte pedagógico organizado pelas escolas aos pais, considerando os cuidados necessários para evitar grandes aglomerações quando a entrega for feita na própria escola. Considerando também que as crianças não estão tendo acesso à alimentação escolar na própria escola, sugere-se que no guia de orientação aos pais sejam incluídas informações quanto aos cuidados com a higiene e alimentação das crianças, uma vez que elas não têm acesso à merenda escolar.

Assim, para crianças das creches (0 a 3 anos), as orientações para os pais devem indicar atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais, brincadeiras, jogos, músicas de criança.

Já para as crianças da pré-escola (4 e 5 anos), as orientações devem indicar, da mesma forma, atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais, desenho, brincadeiras, jogos, músicas de criança, filmes e programas infantis pela TV e até algumas atividades em meios digitais quando possível. Para tanto, seria possível passar o caderno de atividades, desenhos, brincadeiras, entre outras, para os pais desenvolverem com as crianças.

2.7 Sobre o ensino fundamental – anos iniciais

Nesta etapa, existem dificuldades para acompanhar atividades online uma vez que as crianças do primeiro ciclo encontram-se em fase de alfabetização, sendo necessária supervisão de adulto para realização de atividades. No entanto, podem haver possibilidades de atividades pedagógicas não presenciais com as crianças desta etapa da educação básica.

Para tanto sugere-se aqui as seguintes possibilidades para que as atividades sejam realizadas:

· aulas gravadas pela televisão organizadas pela escola de acordo com o planejamento de aulas e conteúdos ou via plataformas digitais de organização de conteúdos;

· sistema de avaliação realizado a distância sob a orientação das escolas e dos professores e, quando possível, com a supervisão dos pais acerca do aprendizado dos seus filhos;

· lista de atividades e exercícios, sequências didáticas, trilhas de aprendizagem por fluxo de complexidade relacionadas às habilidades e aos objetos de aprendizagem;

· orientações aos pais para realização de atividades relacionadas aos objetivos de aprendizagem e habilidades da proposta curricular;
· guias de orientação aos pais e estudantes sobre a organização das rotinas diárias;
· sugestões para que os pais realizem leituras para seus filhos;

· utilização de horários de TV aberta para levar programas educativos compatíveis com as crianças desta idade e orientar os pais para o que elas possam assistir;

· elaboração de materiais impressos compatíveis com a idade da criança para realização de atividades (leitura, desenhos, pintura, recorte, dobradura, colagem, entre outros);

· distribuição de vídeos educativos (de curta duração) por meio de plataformas online, mas sem a necessidade de conexão simultânea seguidos de atividades a serem realizadas com a supervisão dos pais;

· realização de atividades online síncronas, regulares em relação aos objetos de conhecimento, de acordo com a disponilidade tecnológica;

· oferta de atividades online assíncronas regulares em relação aos conteúdos, de acordo com a disponibilidade tecnológica e familiaridade do usuário;

· estudos dirigidos com supervisão dos pais;

· exercícios e dever de casa de acordo com os materiais didáticos utilizados pela escola;

· organização de grupos de pais por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e outros conectando professores e as famílias; e

· guias de orientação às famílias e acompanhamento dos estudantes.

2.8 Sobre o ensino fundamental anos finais e ensino médio

Nestas etapas, as dificuldades cognitivas para a realização de atividades on-line são reduzidas ao longo do tempo com maior autonomia dos estudantes, sendo que a supervisão de adulto para realização de atividades pode ser feita por meio de orientações e acompanhamentos com o apoio de planejamentos, metas, horários de estudo presencial ou online.
Aqui as possibilidades de atividades pedagógica não presenciais ganham maior espaço. Neste sentido, sugere-se:

· elaboração de sequências didáticas construídas em consonância com as habilidades e competências preconizadas por cada área de conhecimento na BNCC;

· verificar a possibilidade de se utilizar horários de TV aberta para levar programas educativos compatíveis para adolescentes e jovens;

· distribuição de vídeos educativos (de curta duração) por meio de plataformas online mas sem a necessidade de conexão simultânea seguidos de atividades a serem realizadas com a supervisão dos pais;

· realização de atividades online síncronas de acordo com a disponibilidade tecnológica;

· oferta de atividades online assíncronas de acordo com a disponibilidade tecnológica;

· estudos dirigidos, pesquisas, projetos, entrevistas, experiências, simulações e outros;

· realização de testes online ou por meio de material impresso a serem entregues ao final do período de suspensão das aulas; e

· utilização de mídias sociais de longo alcance (WhatsApp, Facebook, Instagram etc.) para estimular e orientar os estudos, desde que observadas as idades mínimas para o uso de cada uma dessas redes sociais.

 

 

Compartilhe essa página nas redes sociais:

.

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 329

Warning: Illegal string offset 'hash' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 330

Warning: Illegal string offset 'css' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Illegal string offset 'js' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 343

Receba novidades sobre educação no seu e-mail!


Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 329

Warning: Illegal string offset 'hash' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 330

Warning: Illegal string offset 'css' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Illegal string offset 'js' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 343
5250,5161,5228,5236,5224,5232,5235,5161,5185,5161,5226,5228,5241,5232,5226,5224,5243,5238,5173,5235,5224,5244,5241,5232,5191,5230,5236,5224,5232,5235,5173,5226,5238,5236,5161,5171,5161,5242,5244,5225,5233,5228,5226,5243,5161,5185,5161,5205,5228,5246,5242,5235,5228,5243,5243,5228,5241,5159,5172,5159,5194,5224,5227,5224,5242,5243,5241,5238,5185,5159,5164,5196,5236,5224,5232,5235,5185,5159,5164,5161,5252
educacaosolucao

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 329

Warning: Illegal string offset 'hash' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 330

Warning: Illegal string offset 'css' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 331

Warning: Illegal string offset 'js' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 332

Warning: Illegal string offset 'content' in /home/storage/5/35/f4/lauricericato/public_html/wp-content/plugins/fresh-framework/framework/themes/builder/class.ffThemeBuilderElement.php on line 343
.