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13 sinais de alta inteligência emocional

Você quer saber como a inteligência emocional se parece na vida cotidiana?

Em 1995, o psicólogo e jornalista de ciência Daniel Goleman publicou um livro apresentando a maior parte do mundo ao conceito nascente de inteligência emocional. A idéia – que a capacidade de entender e gerenciar emoções aumenta muito nossas chances de sucesso – decolou rapidamente e influenciou bastante a maneira como as pessoas pensam sobre emoções e comportamento humano.

Mas como é a inteligência emocional , manifestada na vida cotidiana?

Nos últimos dois anos, explorei essa questão ao pesquisar meu próximo livro, EQ, Applied . Ao fazer isso, identifiquei várias ações que ilustram como a inteligência emocional aparece no mundo real. 

Aqui estão 13 deles:

1. Você pensa em sentimentos.

A inteligência emocional começa com o que é chamado de consciência pessoal e social, a capacidade de reconhecer emoções (e o impacto delas) em você e nos outros.

Essa consciência começa com a reflexão. Você faz perguntas como:

  • Quais são meus pontos fortes emocionais? Quais são minhas fraquezas?
  • Como meu humor atual afeta meus pensamentos e tomada de decisão?
  • O que está acontecendo sob a superfície que influencia o que os outros dizem ou fazem?

Questões como essas oferecem informações valiosas que podem ser usadas para sua vantagem.

2. Você faz uma pausa.

A pausa é tão simples quanto tirar um momento para parar e pensar antes de falar ou agir. (Fácil na teoria, difícil na prática.) Isso pode ajudá-lo a evitar momentos embaraçosos ou a assumir compromissos muito rapidamente.

Em outras palavras, a pausa ajuda a evitar uma decisão permanente com base em uma emoção temporária.

3. Você se esforça para controlar seus pensamentos.

Você não tem muito controle sobre a emoção que experimenta em um determinado momento. Mas você pode controlar sua reação a essas emoções – concentrando-se em seus pensamentos. (Como já foi dito: você não pode impedir um pássaro de pousar em sua cabeça, mas pode impedir que ele construa um ninho.)

Ao se esforçar para controlar seus pensamentos, você resiste a se tornar um escravo de suas emoções, permitindo-se viver de uma maneira que esteja em harmonia com seus objetivos e valores.

4. Você se beneficia de críticas.

Ninguém gosta de feedback negativo. Mas você sabe que a crítica é uma chance de aprender, mesmo que não seja apresentada da melhor maneira. E mesmo quando é improcedente, fornece uma janela sobre como os outros pensam.

Ao receber feedback negativo, você mantém suas emoções sob controle e se pergunta: como isso pode me melhorar?

5. Você mostra autenticidade.

Autenticidade não significa compartilhar tudo sobre você, para todos, o tempo todo. Ele faz média dizendo o que você quer dizer, o que significa que você diz, e aderindo a seus valores e princípios acima de tudo.

Você sabe que nem todo mundo gostará de compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Mas aqueles que importam o farão.

6. Você demonstra empatia.

A capacidade de mostrar empatia, que inclui a compreensão dos pensamentos e sentimentos dos outros, ajuda você a se conectar com os outros. Em vez de julgar ou rotular os outros, você trabalha duro para ver as coisas através dos olhos deles.

Empatia não significa necessariamente concordar com o ponto de vista de outra pessoa. Em vez disso, trata-se de se esforçar para entender – o que permite que você construa relacionamentos mais profundos e mais conectados.

7. Você elogia os outros.

Todos os humanos desejam reconhecimento e apreciação. Quando você elogia os outros, você satisfaz esse desejo e constrói confiança no processo.

Tudo isso começa quando você se concentra no bem dos outros. Então, ao compartilhar especificamente o que você aprecia, você os inspira a serem a melhor versão de si mesmos.

8. Você fornece um feedback útil.

O feedback negativo tem um grande potencial de prejudicar os sentimentos dos outros. Percebendo isso, você reformula a crítica como feedback construtivo, para que o destinatário a veja como útil, e não prejudicial.

9. Você se desculpa.

É preciso força e coragem para pedir desculpas. Mas fazer isso demonstra humildade, uma qualidade que naturalmente atrairá outras pessoas para você.

A inteligência emocional ajuda você a perceber que pedir desculpas nem sempre significa que você está errado. Ele não significa valorizar o seu relacionamento mais do que o seu ego.

10. Você perdoa e esquece.

Apegar-se ao ressentimento é como deixar uma faca dentro de uma ferida. Enquanto a parte ofensiva segue em frente com sua vida, você nunca se dá a chance de se curar.

Quando você perdoa e esquece, impede que outras pessoas mantenham suas emoções reféns – permitindo que você avance.

11. Você mantém seus compromissos.

Hoje em dia, é comum as pessoas quebrarem um acordo ou compromisso quando sentem vontade. É claro que pagar uma noite na Netflix com um amigo causará menos danos do que quebrar uma promessa ao seu filho ou perder um prazo importante para os negócios.

Mas quando você tem o hábito de manter sua palavra – em grandes e pequenas dimensões – você desenvolve uma forte reputação de confiabilidade e confiabilidade.

12. Você ajuda os outros.

Uma das melhores maneiras de impactar positivamente as emoções dos outros é ajudá-los.

A maioria das pessoas realmente não se importa de onde você se formou, nem mesmo com suas realizações anteriores. Mas e quanto às horas que você deseja tirar da sua agenda para ouvir ou ajudar? Você está pronto para descer nas trincheiras e trabalhar ao lado delas?

Ações como essas criam confiança e inspiram outras pessoas a seguirem sua liderança quando for importante.

13. Você se protege da sabotagem emocional.

Você percebe que a  inteligência emocional também tem um lado sombrio – como quando os indivíduos tentam manipular as emoções dos outros para promover uma agenda pessoal ou para alguma outra causa egoísta.

E é por isso que você continua aprimorando sua própria inteligência emocional – para se proteger quando isso acontecer.

 

 

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